Manutenção
Aqui você encontrará algumas dicas de manutenção como: testar fontes AT e ATX, como saber se uma placa mãe está realmente com defeito, qual o melhor cooler para seu pc, entre outras informações muito interessantes e que poucos técnicos utilizam mas que são muito uteis.
Vale a pena dizer que estas informações serão mais úteis aos iniciantes em manutenção e montagem de computadores, pois aqui encontram-se apenas básicas informações sobre manutenção de computadores.
Logo, logo este site terá técnicas sobre administração e montagem de REDES. Também será acrescentado uma área com informações avançadas sobre manutenção de computadores e manutenção e montagem de REDES.
De: Lucas L. da Silva 12/03/2005 Falar de energia elétrica parece meio estranho quando se vai estudar sobre manutenção de PCs (Personal Computer - Computador Pessoal). O fato de se comentar sobre este assunto, é que o computador exige certos cuidados com relação a energia.
O item mais importante a ser levado em conta, com relação a energia-computador, é o ATERRAMENTO. O aterramento é considerado o elemento mais importante, por que ele evita que o usuário leve choques elétricos e de que o computador receba descargas elétricas muito altas, correndo o risco de danificar peças do seu computador. Portanto, antes de abrir seu computador ou mesmo liga-lo a tomada, verifique se sua tomada possui aterramento e caso não possua MONTE AGORA MESMO. Logo abaixo estão os materiais necessários para a montagem do aterramento:
Existem materiais que você pode usar para complementar sua segurança. Um desses materiais é o *FILTRO DE LINHA. Energia Estática é a energia armazenada pelo corpo de uma pessoa. Essa energia é o suficiente para danificar um componente presente na parte interna do gabinete. Isso pode ocorrer porque os componentes que funcionam internamente no computador não usam a voltagem de 110, como muita gente pensa. A energia que chega a fonte é 110, porém a energia passada da fonte para as peças internas do computador é muito menor. Cada componente possui uma voltagem, exemplo: memória RAM 1,5V, processador 3,0V, se a energia que o seu corpo possuir for maior que a voltagem que a peça precisa para funcionar, você poderá dar uma descarga de energia neste componente.
Mas este problema já foi resolvido. Você pode eliminar essa energia usando um metal que não esteja protegido por tinta, plástico ou qualquer outro material isolante e que esteja em contato com a terra. Outra opção é utilizar o gabinete, mas antes verifique se ele possui aterramento.
Outro material que pode ser usado para eliminar essa energia, é a **PULSEIRA ANTI-ESTÁTICA. Com ela ligada ao aterramento do seu computador você pode fazer a manutenção dos PCs sem se preocupar em danificar qualquer componente.
O gabinete é uma caixa de metal onde estão todos os componente internos do micro estão alojados. Existem dois tipos de gabinetes: TORRE E DESKTOP.
A fonte é a responsável pela alimentação dos componentes internos do computador. Existem dois tipos de fontes: A fonte AT e a fonte ATX.
A ligação desta fonte deve ser feita com muito cuidado, pois ela possui um cabo preto com 4 fios (preto, branco, marrom e azul). O botão da fonte AT funciona como um interruptor de lâmpada (Rocker) ou como um botão push. De acordo com o esquema da Troni, os fios devem estar ligados da seguinte forma: PRETO E MARROM DE UM LADO E BRANCO E AZUL DO OUTRO. A fonte ATX é bem bem mais simples. Basta você conectar o conector principal da fonte na placa mãe e depois ligar um led que vai do botão liga/desliga para a placa mãe. Quando a fonte é ATX, o computador se desliga sozinho e o botão de liga/desliga funciona como o botão reset.
Para você saber se a fonte está com defeito, se faz necessário o uso de um aparelho chamado MULTÍMETRO. O multímetro serve para medir correntes de energia, verificar se há aterramento seguro, etc. Neste caso você irá usá-lo para medir a tensão da sua fonte.
Atenção: É recomendado o uso de multímetro digital, uma vez que o multímetro analógico não tem capacidade de medir correntes negativas.
Para fazer a medição, posicione o multímetro em corrente contínua e em uma voltagem acima de 12. Para saber a voltagem da fonte, basta colocar o fio preto do multímetro com o fio preto da fonte e o fio vermelho com o fio amarelo. Terá que mostrar na tela do seu multímetro a voltagem de +12. Faça isso com fios das cores acima e observe se sua voltagem está correta.
*De nada adiantará usar um filtro de linha se caso ele estiver com o fusível queimado, neste caso ele servirá apenas como extensão.TOME MUITO CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR FILTRO DE LINHA COM EXTENSÕES COMUNS. **A pulseira ANTI-ESTÁTICA só será útil se estiver conectada em algum lugar que possuir aterramento.
Obrigado por visitar este site!!! Indique este site aos seu amigos. Qualquer dúvida ou erro envie um e-mail para: llshardware@bol.com.br
|